|
|
|
|
| | O dinheiro já está na Caixa Comunicação 19/04/2007 |
 Senador anuncia projeto para revitalizar rio Maranguapinho O senador Inácio Arruda anunciou, em encontro no Bom Mix, Grande Bom Jardim, dia 16 de abril, que já esta disponível a verba para a revitalização do rio Maranguapinho. Cerca de 297 milhões já estão na conta da Caixa Econômica Federal, aguardando apenas a contra-partida de 10% do governo estadual para execução, conforme afirmação do senador. Deste total, 197 milhões são para a revitalização do Rio Maranguapinho (Siqueira). A Secretaria Estadual das Cidades será a responsável pela execução das obras, que devem ser iniciadas ainda em 2007.
Os recursos provêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, totalizam aproximadamente R$ 320 milhões e serão aplicados em obras de macro-drenagem na Região Metropolitana de Fortaleza. As obras visam solucionar problemas de alagamento das margens dos rios Maranguapinho, Cocó e Ceará. Também está previsto a construção e recuperação de moradias para as famílias pertencentes a essas áreas de risco. Os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape e Caucaia serão beneficiados pelo projeto.
Durante o encontro também ficou acertada uma reunião do fórum com entidades da sociedade civil e governo para o dia 23 de abril, às 14h30min, no Centro de Formação Divino Salvador (Ceford), na avenida Osório de Paiva. Para essa reunião serão convidados representantes da Secretaria Estadual das Cidades, com o objetivo de definir a forma como será feito o acompanhamento do processo para efetivação das obras e serviços. Essa iniciativa foi tomada pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS), Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza e Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF).
A reunião no Bom Mix foi promovida pela Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza e pelo Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa (CDVHS) e contou com 83 participantes, aproximadamente 25 entidades comunitárias, e ainda o deputado estadual Lula Morais; a presidente da Habitafor, Olinda Marques; e a arquiteta Ana Paula, representando a Prefeitura de Maracanaú.
Durante a reunião, a Fundesol (Agência de Desenvolvimento Local e Socioeconomia Solidária) copiou e distribuiu para os participantes o documento com o resumo das propostas de intervenção do Plano de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana de Fortaleza, onde serão investidos os cerca de R$ 320 milhões. |
|
| |
|
|
|
| Rua Fernando Augusto, 987. Bom Jardim - CEP: 60540-260 - Fortaleza - Ceará - Brasil - Fone/fax: (0xx85) 3497.2162. |
 |
|
|