Velop - O email da próxima geração da internet para o seu negócio. Disco virtual, contatos e webmail integrados em um único aplicativo. 300MB, 1GB ou mais espaço por conta, planos a partir de 10 contas.
As Caravelas Passam
Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza
26/07/2003
As Caravelas Passam
Várias lideranças indígenas falam de suas lutas e conquistas e também de suas reminiscências culturais resgatadas e atualizadas pelo modo de viver das novas gerações.

O antropólogo José Augusto Sampaio lança uma análise sobre a compreensão sendimentada historicamente pelo senso comum acerca do “índio”, sobre a evolução das práticas culturais, crenças, posicionamento político e auto-afirmação dos povos indígenas brasileiros.

A visão preconceituosa sobre o indígena é exemplificada numa enquete feita na cidade de Fortaleza com a presença permanente do índio Tremembé João Venâncio que, não é reconhedido por nenhum dos entrevistados como índio.

O objetivo do vídeo é estimular o debate sobre os direitos dos povos indígenas do Brasil e o seu reconhecimento como etnia presente na vida atual do país.

O documentário foi realizado pelo Instituto Nosso Chão, em 2002, com o apoio do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, da Cáritas Nacional, do Centro de Documentação do Maranhão, Arquidiocese de Fortaleza, e Associação Igreja Metodista.

Informações:

Duração: 23 minutos
Distribuição: Instituto Nosso Chão
Email: nchao@daterranet.com.br
Fone:(0xx85) 225-0321
Vídeos
Rua Fernando Augusto, 987. Bom Jardim - CEP: 60540-260 - Fortaleza - Ceará - Brasil - Fone/fax: (0xx85) 3497.2162.
Desenvolvido por Oktiva.net
Desenhado por Ticiano Monteiro